quinta-feira, maio 29, 2014

Marxistas de facebook

Prontos para a diversão?

"Seja que for o valor se algum produto, e não importando como esse valor é estabelecido, esse valor é- no final das contas - produzido pelo trabalho de alguém."

Não diga? Valor é criação... Dããã. Mas, quem atribui o valor a algo? Quem faz? Quem trabalha? Eu acho que meu castelo de cartas é o mais belo já montado pelo engenho humano, i.e., eu, mas daí chegou o vento e o vento levou... Então, para além dos subjetivismos (e dizer que o trabalho cria valor não passa disto, subjetivismo), alguém em conjunto DEFINE O VALOR. Isto, minha cara neófita, não é um milagre de mão nenhuma, mas a simpática expressão "mão invisível" reflete algo objetivo a partir de inter-subjetividades. Isto Marx não viu e se um marxista reconsidera O Capital a partir disto, automaticamente, deixa de ser marxista.

Outra pérola refém de filosofia de 5ª:

"O mercado estabelece o valor e não o valor de uso do produto(fato que Marx sempre aceitou). Ou seja, o produto em si não tem, necessariamente, nenhum valor. "

Para qual galáxia foi enviada nossa correspondente? Ora, o produto em si é matéria, nada além disto. O valor de uso vai depender de cada um dos 7 bilhões, mas o valor que é aceito entre eles não depende de uma essência, cuja obsessão sempre acabou com qualquer seriedade econômica de Marx. Isto é ser refém de premissas filosóficas irrefletidas.

Êi! Te peguei! Aqui tu plagia o Lula, né não?

"Mas sem o produto, você não tem valor algum: sem produto, sem venda. Ultimamente, então, todo produto é, sim o produto do trabalho humano. Ele não aparece na terra, dado por um Deus benevolente."

Por que não? E se eu usar LSD posso ver e sentir vários produtos valiosos... Sem venda não tem o tal valor de uso que poucas linhas acima tu afirmava de pé junto existir? Ah tá, agora sim! Ultimamente, pois isto faz o quê, alguns milhões de anos desde o fim do Terciário com o surgimento do Australopithecus afarensis. Ou, se não é por bem, foi por mal então, com Odin, certo? Diga-me, cara sei-lá-o-quê, que diabos tu quis dizer com tudo isto? Se não foi o Lula, me diga por favor.

Show de bola...

"Na relação de trabalho que Marx descreve, o dono dos meios da produção extrai valor desse trabalho. Novamente, não importando COMO o valor do produto é estabelecido, o fato é que o burguês paga menos para o trabalho de fazer o produto o valor do produto no mercado."

Porque do contrário ninguém produziria e nem teria dinheiro para pagar operários, né Einstein? Como pagar mais do que se cobra se não tenho uma casa da moeda no quintal? 

" Esse valor aparece como se fosse "mágica", mas é de fato criado pela discrepância entre o valor do produto no mercado e o valor da mão de obra que o produziu."

Traduzindo, lucro. Êi 'jênia', mais-valia então é lucro? Por que inventar nome diferente para algo velho se não tem nada de novo a dizer? Isto, no meu dicionário, se chama PICARETAGEM ACADÊMICA.

Por enquanto só tive um choque com o nível de intelectualidade marxista exposto, agora vamos a um ponto sério:

"Se você tem alguma crítica contundente dessa teoria, eu gostaria de ouví-la. Até agora, você só está criticando a teoria de valor, que não é - de jeito algum - necessário para a teoria da mais valia."


Não têm nada a ver, é? Então tá...

3 comentários:

  1. Meu Deus... Então teoria do valor não tem nada a ver com teoria da mais-valia? Marx está se revirando na tumba! Os 16 anos que passou redigindo O Capital, sem concluir a obra, foram uma tentativa de demonstrar o óbvio. Mas uma coisa interessante nessa afirmação sem pé nem cabeça é mostrar que, no Brasil, a tal "exploração do trabalho" é encarada por muita gente como se fosse uma coisa evidente por si mesma, não precisando, assim, ser demonstrada, comprovada, nada. No fundo, acho que o marxismo faz tanto sucesso na América Latina porque é um corpo de teorias e ideologias que se encaixa bem em certas visões e valores estatistas e anti-mercado impregnadas na cultura ibero-americana desde as grandes navegações. O marxismo é uma forma aguda dessa cultura anticapitalista, não a causa do problema. É por isso que a tal "direita" da América Latina é estatista, nacionalista, antiliberal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeito Luis, o marxismo é sintoma, mas creio eu, que ideologicamente reforça como feedback negativo, i.e., aumenta o preconceito que mina as mentes de jovens que ingressarão nas fileiras da militância e, mais tarde, se contentarão em engrossar sindicatos com sua visão neoluddita.

      Excluir
  2. Este pessoal esquece que quando Marx lançou O Capital a teoria do valor trabalho ela já estava ultrapassada. A utilidade marginal de um produto já era comentada antes de Marx lançar O Manifesto, mas em 1870 três autores, Jevons, Walras e Menger apresentaram separadamente a teoria da utilidade marginal. Talvez isto tenha motivado Marx a nunca terminar O Capital, que já nascera velho.
    Agora algo que ilustra a indecência que é o Brasil em matéria de economia é visitar a página em Português e a página em Inglês da wikipedia sobre a utilidade marginal.
    Outro ponto, sobre a indigência dos alunos de curso superior em matéria de economia e a persistência de idéias marxistas, é que eles não conseguem sequer se indagar qual é o trabalho agregado, por exemplo a uma pepita de ouro ou a um copo de água depois de um longo tempo sem beber que explica sua preciosidade para a grande maioria das pessoas. Estas perguntas são suficientes para levantar dúvidas insanáveis por meio da teoria do valor.

    ResponderExcluir