domingo, outubro 18, 2015

Palestra no GEDLib - UFSC-CSE (13/10/2015)


O GEDLib, Grupo de Estudos e Debates sobre Liberalismo organizado pelo EPL (Estudantes pela Liberdade) promoveu nossa palestra (eu e o Fernando, co-autores de Não Culpe o Capitalismo) no dia 13 de outubro de 2015. Confesso que fiquei entusiasmado, sobretudo por não ter ocorrido mediação de nenhum professor. Não que não o quisesse, mas que isto prova o avanço intelectual da atual geração em relação à anterior (a minha) que muito provavelmente se limitaria a tragar fumaça de maconha ou encher os cornos de cachaça em algum fedorento diretório acadêmico. Parabéns, garotos e garotas por seu profissionalismo.
O diferencial básico deste tipo de organização é a ação voluntária. Não se tratava de uma atividade extracurricular pela qual o aluno ganharia pontos, mas simplesmente o prazer em estudar e se promover de modo autodidata. Havia no grupo estudantes das ciências contábeis, engenharia mecânica, da economia, das ciências da computação, do direito e de cursos profissionalizantes, como a eletrotécnica. Se há algum verdadeiro sentido da palavra Universidade, ele é resgatado neste grupo.
Estas palestras, sejam para grupos pequenos ou grandes, específicos ou gerais têm por objetivo mais do que vender livros ou conseguir as graças e sorrisos de algum departamento de geografia ou ciências sociais. Enfim, como a doutrinação não se limita ao ensino superior, mas se estende, compulsoriamente, à todo o ensino básico, nosso objetivo precípuo não é outro senão incomodar, apontar e tumultuar o marasmo demagógico em que se encontra ancorada a máquina ideológica de produção de mitos, o MEC. É a este ministério, na sua atual organização e direção que queremos desafiar.

Anselmo Heidrich
Fpolis, 14-18/10/15













Nenhum comentário:

Postar um comentário