terça-feira, novembro 17, 2015

Liberais brasileiros são anti-liberais?


Conferir este artigo antes de meu comentário abaixo:

Na política brasileira, liberais são anti-liberais –http://justificando.com/2015/11/16/na-politica-brasileira-liberais-sao-anti-liberais/


Em termos, ser liberal, no sentido 'libertário' (libertarian) não se refere apenas à direitos. A individualidade marca a responsabilização individual, lógico. Portanto, temas como a redução da maioridade penal não são, necessariamente, anti-libertários. E quanto a isto: 

"Qual a implicação da ausência dos liberais em nosso país? A agenda libertária tem sido defendida, em boa parte, por partidos e segmentos neo-marxistas ou marxistas. Muito curioso. Marx escreveu contra os direitos humanos, que considerava mera expressão da ideologia burguesa." 

Nem tanto, o viés é coletivista, isto quer dizer, que se suprime qualquer direito civil-individual perante outro, difuso ou gregário. O direito individual é o que menos conta e quando ocorre de ser defendido, normalmente é por vias identitárias, como raça, credo, gênero etc. Exemplos são inúmeros, que o digam agricultores roraimenses (e não 'roraimados'...) que não tiveram seus direitos de posse e propriedade respeitados pela demarcação da Reserva Raposa Serra do Sol. Sem exageros, eu também confiro erros e contrassensos no discurso liberal/libertário, mas a esquerda é oportunista (e competitiva, com razão) ao dar sua leitura aos vácuos temáticos deixados pelos liberais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário