domingo, janeiro 17, 2016

Tristes Subtrópicos


Poluição de praia afasta turista de Florianópolis
ALINE TORRES - ESPECIAL PARA O ESTADO - O ESTADO DE S.PAULO
16 Janeiro 2016 | 17h 53
Em Canasvieiras, visitantes usam máscaras para amenizar o mau cheiro do esgoto; surto de virose tem 50 registros por dia
[http://brasil.estadao.com.br/noticias/geral,poluicao-de-praia-afasta-turista-de-florianopolis,10000007278]



Isto me faz lembrar um antigo desenho, cujo personagem dizia "eu não te disse, eu não te disse"... Meses atrás eu falava das péssimas condições de salubridade do município de Florianópolis à parentes gaúchos, particularmente porto-alegrenses que riam de mim, pois para eles isto aqui é o "paraíso" e não podia haver lugar melhor para se morar, trabalhar, enfim viver. Eu cheguei a argumentar que dos 17 anos que vivi em S. Paulo (capital), nunca fiquei tão doente quanto aqui. Claro que isto é algo que se diz no calor do debate, pois temos que considerar outras variáveis na questão, como quando eu vivi lá, era mais jovem e, portanto, mais resistente e, antigamente, eu também não tinha filhos (que contraem toneladas de vírus nas escolas). Quando eu escrevi minha dissertação de mestrado -- A Função Social daPropriedade na Ilha de Santa Catarina --, eu estava apenas repetindo uma tese já consensual de que quando não se tem a garantia da propriedade privada, o descaso ambiental é muito maior. Não que ela por si só seja uma garantia, como se pode ver na barragem da Samarco, que desabou em Minas Gerais, mas há uma tendência a não se arcar com custos quando o prejuízo pode ser socializado pela sociedade. E é isto mesmo que se vê quando os esgotos a céu aberto devido à ligações clandestinas ou rede pluvial ligada à rede de esgotos que associada à maior pluviosidade traz cheias e mau cheiro. Apavorados com o índice de casos de viroses diários? Imagine agora uma população que bebe água com suspeitas de contaminação durante o ano todo....

http://tj-sc.jusbrasil.com.br/noticias/2502404/casan-condenada-por-pessima-qualidade-de-agua-no-municipio-de-rio-do-oeste


Há mais por aqui: 
https://www.google.com.br/search?q=Sanmarco&rlz=1C1CAFA_enBR610BR610&oq=Sanmarco&aqs=chrome..69i57&sourceid=chrome&es_sm=0&ie=UTF-8#q=casan+p%C3%A9ssima+qualidade+da+%C3PlanetaÁgua​

Bem, de tudo sobra algo, a marquinha da máscara no rosto pode combinar com a do maiô...


--------------------
Se concorda, compartilhe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário