segunda-feira, março 07, 2016

Geopolítica da Grécia – 2



A posição estratégica da Grécia no continente europeu lhe confere um tratamento especial ao estado deteriorado de sua economia. Ou seja, sua importância à U.E. não é econômica, mas geopolítica.
(Imagem: newsweek.com.)

Escrevi isto algumas semanas atrás e editei neste post de dezembro de 2012:

Saca só... Se um país como a Grécia é um estorvo para qualquer parceiro ou conjunto de parceiros devido a sua organização interna (aqui penso na U.E.), qual ou quais seriam as razões para uma Angela Merkel (ALE) mantê-la ou desejar isto na união e não a expurgá-la de uma vez? Porque ela é uma importante 'porta' de entrada ao continente que deve ser vigiada. Deixá-la à deriva, sem apoio significaria expô-la aos perigos de uma migração massiva ou até coisa pior, infiltração, ataque, secessão e anexação. Veja aqui a situação e sua intermediação para o ocidente (cristão) e o oriente médio, particularmente Turquia, outro país fundamental para o equilíbrio regional (...) 
Interceptor: Geopolítica da Grécia – 1
http://inter-ceptor.blogspot.com/2012/12/geopolitica-da-grecia-1.html?spref=tw

Agora vejamos esta matéria do site da Folha de hoje:

Em mais um sinal de divisão entre países da União Europeia sobre como lidar com a crise de refugiados, Christiane…
http://folha.com/no1747186

Não é a toa que a Grécia, economicamente combalida e estruturalmente desajustada, tem uma importância fundamental para os países da União Europeia e para a Alemanha, em particular: ela é a principal porta de entrada dos imigrantes-refugiados. Por isto, em toda divisão e contenda com a Turquia, a Grécia tem um apoio em sua segurança nacional.

---------------------------

Fas est et ab hoste doceri – Ovídio

Se concorda, compartilhe.   


Nenhum comentário:

Postar um comentário