quarta-feira, dezembro 21, 2016

A busca de causalidade perfeita em sociedade é um sonho de religiosos

 
O medo de uma sociedade livre é o medo da extinção da religião, a necessidade de controle das ideias e proteção dos templos não defende nenhuma fé em deus, mas só prova a fraqueza desta mesma fé.

O liberalismo leva ao marxismo.
Pode levar, assim como uma sociedade livre pode levar a sua ruína, também pode levar a sua redenção. Mas afirmar que leva ao marxismo como se houvesse uma sequência lógica entre uma coisa e outra é coisa de conserva porque eles creem que liberais não dão atenção à valores morais. Tolice, tanto dão que ninguém obriga um liberal a valorizar sua família, ele já o faz, só que sem que ninguém imponha isso. Mas os conservas não se satisfazem com isso, eles querem mais, querem que você se ajoelhe perante um deus, perante uma religião e que essa seja aceita pelo estado. Nem todos o dizem declaradamente, mas este é o ponto de partida deles, pode acreditar. Veja a que ponto chega a demonização do mercado livre quando vários conservadores dizem que o estado laico é um estado ateu e que a perda de valores e da moral é a consequência lógica disto tudo. Claro que não é isso que ocorre, pois se fosse assim, tribos não teriam deuses, em que pese não terem um estado. E o próprio cristianismo que tanto valorizam surgiu e cresceu sem e, mais ainda, contra um mega-estado na antiguidade, o império romano. Podemos, no entanto, digressar sobre a validade e/ou necessidade de organizações estatais, mas sob um ponto de vista prático, administrativo, funcional, mas nunca sob um imperativo ideológico que é o que está por trás do discurso conservador. Reitero que nem todos assumem isto, mas o que se pode concluir quando alguém diz que o liberalismo leva ao marxismo? Ora! Que se não queremos o marxismo proibamos ou, na melhor das hipóteses, regulemos o liberalismo, não é? Mundo doido: para impedir de acontecer uma ditadura, eu já me adianto com outra, só que sob o signo do divino. Para evitar o laicismo-ateísta (que é uma invenção mentirosa de conservadores como Olavo de Carvalho), eu me ajoelho perante a Cruz. Acha exagero? Então olhe para o leste e veja como muitos já fazem isto, só que para uma Lua Crescente...



Um comentário:

  1. RELIGIÃO É INVENÇÃO DE TOTALITÁRIOS COM MEDO DE PERDER O PODER. Muito bem observado, senhor. Compartilhei esse texto, que deveria ser um MANIFESTO.

    ResponderExcluir